Powered By Blogger

terça-feira, 15 de junho de 2010

24 horas de Le Mans com 24 horas de oração


Prefiro ilustrar com a Catedral de Le Mans, do que com a pista de automóveis. É um grande monumento!

À margem da mais famosa corrida automóvel de resistência – as 24 horas de Le Mans, que decorreram este fim-de-semana – a diocese local animou pela primeira vez as “24 horas de oração”.
Sós ou em família, os fiéis rezaram diante do Santíssimo Sacramento, exposto na igreja de Notre-Dame du Pré, no centro da cidade francesa de Mans.
A “partida” realizou-se na tarde de Sexta-feira, 11 de Junho, festa do Sagrado Coração de Jesus, através da catequese sobre a oração de adoração, proferida pelo bispo diocesano, Yves Le Saux.
O prelado presidiu à missa de encerramento da iniciativa, no Sábado, e ontem, Domingo, dirigiu-se ao circuito automóvel para celebrar nova eucaristia, perto da pista, nas últimas horas da corrida.
A ideia germinou há um mês na cabeça de três jovens profissionais e rapidamente recebeu o sinal verde do bispo.
“As reacções foram muito positivas logo à primeira”, refere D. Le Saux, um pouco surpreendido com a adesão.
“A adoração – prosseguiu – responde a uma necessidade crescente de silêncio e interioridade, sobretudo nos jovens mergulhados num mundo de ruído e que vivem a 100 à hora. Mesmo para aqueles que estão mais distantes da Igreja, é o sinal que há um espaço para a gratuidade.”
Um dos mentores da iniciativa, Éric Foucher, engenheiro de 29 anos, confirma: “À primeira vista, a adoração pode parecer de difícil acesso, mas eu descobri que, ao contrário, ela é muito concreta, permitindo fixar a atenção e colocar-se diante de Deus para arrumar as coisas no seu lugar”.
A iniciativa insere-se no quadro de uma presença de longa data da Igreja nas 24 horas de Le Mans.
“É uma tradição que remonta a um grave acidente ocorrido no circuito em 1955”, explica o bispo. “Os primeiros a socorrer os feridos foram os escuteiros de França. A partir dessa altura eles estão presentes todos os anos, em uniforme, e o bispo é convidado para a partida”.

In: - SNPCultura, que pode ver aqui

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...