Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nacos de história - Serém

A vila de Serém

Portão da entrada principal da cerca do Convento de Serém

No livro que abaixo identifico, encontrei uma redacção histórica bastante interessante sobre Serém. Aquele livro já aqui foi referenciado várias vezes. Procurei, com as ferramentas que conheço (poucas) da informática e fazer o «copy-paste» do texto tal como está no referido livro, cuja data mal legível, me parece ter sido editado em 1808 ou 1868, mas cuja finalização da sua escrita terá ocorrido em finais de 1706 ou princípio de 1707. Há ainda outras datas de 1708.
Aqui deixamos, com as ressalvas provenientes de erros informáticos inevitáveis no tratamento do texto tal como o encontramos.
Salientamos aqui a existência de um nome muito conhecido dos antigos alunos da 4ª classe da escola primária. Aquele que a "doutrina" histórica nos apresenta como o traidor Miguel de Vasconcelos que, como já disse de uma outra vez, estará sepultado no convento de Serém. Porém, surge uma dúvida. Penso que este Miguel de Vasconcelos a que me refiro, não será o mesmo chamado de «traidor». Porque este era conhecido apenas por Miguel de Vasconcelos e o outro com interesses em Serém é Miguel Soares de Vasconcelos. Um e outro serão a mesma pessoa ou duas pessoas distintas? Por outro lado, o primeiro foi morto a tiro em 1 de Dezembro de 1640 e o mosteiro terá sido fundado em 1635, havendo apenas entre este e aquele ano uma diferença de apenas de um lustre.
O texto encontrado:

*****

D'uas legoas & meya da Villa de Aveyro para o Nascente, no Bispado de Cqimbra, & Provedoria de Esgueyra, na ladeyra de hum monte está fundada a vila de de Serem, defronte da qual faz sua corrente o rio Vouga, que nas suas inundaçoens lhe visita as ultimas casas, sem lhe entrar dentro; até duas legoas & meya se navega o dito rio em barcos que levaõ sal, marisco, peyxe, & outras cousas de Aveyro para a serra; & trazem madeyras, lenha, frutas, & muita castanha para a dita Villa de Aveyro; com que fica sendo este rio de grande conveniencia para estas terras. Assistem ao seu governo civil dous Juizes ordinarios, Vereadores, hum procurador do Concelho, Escrivao da Camera. hum Juiz dos Orfãos com seu Escrivaõ, outro do Judicial, & Notas, & hum Aleayde. Recolhe algum vinho, milho, & centeyo, & tem boas aguas para curar meadas, & teas. Tem a Villa seis visinhos, & ò Termo setenta, tudo gente pobre, os quaes saõ Freguezes de Saõ Christovaõ de Macinhata do Vouga, que he Priorado rendoso, o apresenta o Marquez de Arronches. Tem esta Villa hum Convento de Frades Capuchos da Provincia de Santo Antonio,'a que no anno de 1635. em 16. de Abril se lançou a primeyra pedra, sendo seu fundador Diogo Soares, do Conselho de Felippe Quarto, & seu Secretario de Estado na Corte de Madrid ; & depois das pazes, estando os bens do fundador na represalia, tirou por sentença o senhorio desta Villa, seu Termo, & da do Prestimo, & o Padroado do Convento seu filho Miguel Soares de Vasconcellos, cuja viuva foy casada com Paulo Carneyro, do Conselho da Fazenda, & Chanceller mor da Corte, & à filha da dita viuva mais velha pertence o senhorio desta Villa & o Padroado do Convento. O seu Termo consta de tres lugares pequenos, & huma povoa |na estrada, que vem de Coimbra para o Porto. Foy esta Villa cabeça de Condado, cujo titulo deu ElRey Dom Joaõ o Quarto a Dom Fernando Mascarenhas, filho de Dom Jorge Mascarenhas, Marquez de Montalvaõ.

Corografia
PORTUGUEZA, E DESCRIPÇAM TOPOGRAFICA
do famoso Reyno de PORTUGAL,

COM AS NOTICIAS DAS FUNDAÇOENS DAS CIDADES, VILLAS, & LUGARES,
que contém ; Varoens illustres, Genealogias das Familias nobres, fundaçoens
de Conventos, Catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza,
edificios, & outras curiosas observaçoens.

TOMO SEGUNDO

OFFERECIDO
AO SEREN1SSIMO REY
DOM JOAM V.
NOSSO SENHOR.

AUTHOR
O P. ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA,
Clerigo do habito de S, Pedro, Mathematico, natural de Lisboa.
SEGUNDA EDIÇÃO.
Typographia de Domingos Gonçalves Gouvea
Rua Nova n.° 45.
BRAGA

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...